segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Origem das plantas terrestres


ORIGEM DAS PLANTAS TERRESTRES 


Para simplificar nosso estudo,  vamos assumir que todas as plantas terrestres descendem de um grupo de algas verdes, as algas verdes (Charophytas e Clorophytas = carófitas e clorófitas ou clorofíceas (reunidas)), pois compartilham as seguintes caracteristicas:

1) As plantas terrestres compartilham com as algas verdes os tipos de colorofila (A e B) e o beta-caroteno.

2) Algas verdes e plantas terrestres apresentam cloroplasto (uma organela) que apresenta mebranas chamadas Tilacóides que contém clorofila.

3) Carófitas e plantas apresentam conteúdo de celulose na parede celular muito semelhante (20 a 25% de celulose).

4) A divisão celular nas algas verde e plantas é muito similiar ambos usam microtúbulos para produzir a placa celular no momento da divisão da célula em duas células filhas.

5) Genes nucleares e RNA são similires entre as algas verdes e plantas.

6) Algas verdes e plantas terrestres aprensentam reprodução do tipo METAGÊNESE ou  ALTERNÂNCIA DE GERAÇÕES, onde há uma fase haplóide (n) chamada de GAMETÓFITO  e uma fase diplóide (2n) chamada de ESPORÓFITO.



Nota sobre Clorofila 

A  clorofila foi descoberta por Joseph Bienaimé Caventou (químico) que era professor na Escola de Farmácia em Paris, enquanto colaborava com Pierre-Joseph Pelletier (químico) em um laboratório parisience. Através do uso pioneiro de solventes orgânicos fracos, isolou um grande número de ingredientes ativos a partir das plantas.
Entre os produtos isolados estava a clorofila, a estricnina, quinina, colchicina e a cafeína.
Pelletier sugeriu o nome de CHLOROPHYLLA a substância de cor verde (PIGMENTO FOTOSSINTÉTICO) que podia ser extraída das folhas dos vegetais usando o alcool etílico como solvente.
Do grego:   
χλωρός = chlorós = verde  +  φύλλον = phýllon = folha


DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE CLOROFILA (A e B)






Nota sobre o Beta-caroteno

Sabe-se que o beta-caroteno um antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras. O beta-caroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento. As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário