ORIGEM DAS PLANTAS TERRESTRES
Para simplificar nosso estudo, vamos assumir que todas as plantas terrestres descendem de um grupo de algas verdes, as algas verdes (Charophytas e Clorophytas = carófitas e clorófitas ou clorofíceas (reunidas)), pois compartilham as seguintes caracteristicas:
1) As plantas terrestres compartilham com as algas verdes os tipos de colorofila (A e B) e o beta-caroteno.
2) Algas verdes e plantas terrestres apresentam cloroplasto (uma organela) que apresenta mebranas chamadas Tilacóides que contém clorofila.
3) Carófitas e plantas apresentam conteúdo de celulose na parede celular muito semelhante (20 a 25% de celulose).
4) A divisão celular nas algas verde e plantas é muito similiar ambos usam microtúbulos para produzir a placa celular no momento da divisão da célula em duas células filhas.
5) Genes nucleares e RNA são similires entre as algas verdes e plantas.
6) Algas verdes e plantas terrestres aprensentam reprodução do tipo METAGÊNESE ou ALTERNÂNCIA DE GERAÇÕES, onde há uma fase haplóide (n) chamada de GAMETÓFITO e uma fase diplóide (2n) chamada de ESPORÓFITO.
6) Algas verdes e plantas terrestres aprensentam reprodução do tipo METAGÊNESE ou ALTERNÂNCIA DE GERAÇÕES, onde há uma fase haplóide (n) chamada de GAMETÓFITO e uma fase diplóide (2n) chamada de ESPORÓFITO.
Nota sobre Clorofila
A clorofila foi descoberta por Joseph Bienaimé Caventou (químico) que era professor na Escola de Farmácia em Paris, enquanto colaborava com Pierre-Joseph Pelletier (químico) em um laboratório parisience. Através do uso pioneiro de solventes orgânicos fracos, isolou um grande número de ingredientes ativos a partir das plantas.
Entre os produtos isolados estava a clorofila, a estricnina, quinina, colchicina e a cafeína.
Pelletier sugeriu o nome de CHLOROPHYLLA a substância de cor verde (PIGMENTO FOTOSSINTÉTICO) que podia ser extraída das folhas dos vegetais usando o alcool etílico como solvente.
Do grego:
χλωρός = chlorós = verde + φύλλον = phýllon = folha
DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE CLOROFILA (A e B)
Nota sobre o Beta-caroteno
Sabe-se que o beta-caroteno um antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras. O beta-caroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento. As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.
referencia:http://setimocientista.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário