segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Algas verdes


 ALGAS VERDES (CHAROPHYTAS):
ANCESTRAIS DE TODAS AS PLANTAS TERRESTRES

 
Como falamos em aula, atualmente dois grupos de algas verdes são considerados relacionados  às plantas terrestres (Embryophyta), este grupo é constituído pelas Chlorophytas e pelas Charophytas.

As algas Chlorophytas e as algas Charophytas

 As algas verdes (cloroficeas e caroficeas) são organismos aquáticos (marinhos e de água doce), sobretudo as carofíceas que são eminentemente de ambiente duceaquícola. Algumas são colônias móveis e outras são colônias não-móveis, algumas são filamentosas (ramificados e não ramificados) e parenquimatosas ou tissulares. A parenquimatosas ou tissulares são as algas mais complexas, desempenhando funções específicas no corpo da alga (talo), e algumas estão ligada ao corpo da alga por plasmodesmos como nas células das metáfitas. 
 Algas verdes unicelulares
 Alga verde parenquimatosa Codium spp abundates na costa Atlântica
(fonte Google images) 

O Reino Metaphyta (Plantae), portanto, originou-se provavelmente desse grupo formado pelo que chamamos coletivamente de GRUPO DAS ALGAS VERDES


ALGAS VERDES 
As ancestrais de todas as plantas terrestres 
Aspecto das algas verdes carófita ou carofíceas (Charophyta)

Ávores filogenética mostrando as características apomórficas de cada grupo e o tempo aproximado do surgimento. As algas que estão inscritas no quadrado constituem o grupo irmão das enbriófitas (metáfitas) e compartilham com estas o maior numero de características.
(fonte das figuras: Raven; Evert e Eichhorn, 2007)

 Quando estudamos aprofundadamente as briófitas (observe as figura acima) percebemos que estas sob muitos aspectos são um grupo de transição entre as algas verdes Carófitas (Charófitas ou Charoficeas).
Essa ideia é suportada por algumas evidências como por exemplo:

1) Ambas (algas, briófitas e plantas verdes vasculares), apresentam cloroplasto comgrana bem desenvolvidos.

[O cloroplasto das algas verdes está rodeado por duas membranas, (camada bimolecular de lipídios) o que sugere uma invasão e posteriormente uma vida sinbiótica, i.e., hipótese da origem por endossimbiose direta de cianobactérias]. 

2) apresentam células móveis assimétricas (tamanhos diferentes entre os gametas) com flagelos que saem lateralmente na célula, em vez de numa das extremidades.

3) Durante o ciclo celular, tanto as carófitas como nas plantas verifica-se a ruptura do envoltório nuclear durante a mitose, além da presença de fragmoplasto ou fuso da telófase durante a divisão do citoplasma (citocinese).

4) Além disso, deve ser lembrado que as carófitas parecem mais estreitamente relacionadas com as plantas do que quaisquer outras. Por exemplo, membros desses grupos, tais como Chara sp. são similares às plantas por apresentarem reprodução sexual orgânica (ou seja, possuem uma oosfera não flagelada que é fecundada por um anterozóide flagelado).

5) No gênero Coleochaete sp os zigotos são retidos dentro do talo parental e, ao menos em uma espécie, as células que envolvem o zigoto desenvovem crescimentos intrusivos da parede. Essas células de cobertura aparentemente apresentam a mesma função das células de transferência, as quais estão relacionadas com o transporte de açúcares até os zigotos.

6) Apresentam clorofila A e B.  


referencia:setimocientista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário