quinta-feira, 26 de julho de 2012

Annelidea = anelídios

São vermes segmentados  com o corpo formado por "anéis" pertencentes ao filo Annelida como as minhocas, poliquetas e sanguessugas. Existem mais de 200.000espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos de menos de um milímetro até mais de 5 metros.
Características
1. Apresentam metamerização: corpo constituído por anéis 
2. Possuem cerdas: pêlos rígidos que servem para locomoção e em alguns casos serve para respiração ( especie de branquias ) 
 Poucas cerdas: obliqueta> minhoca
 Muitas cerdas:  poliqueta> minhoca marinha
 Sem cerdas:     hurudineos> sangue-suga 
3. Respiração> respira pela pele> oxigênio é transportado para as células pelo sangue e é misturado com a hemoglobina. 
4. Sistema nervoso com 2 glânglios cerebrais  e um cordão nervoso maciço, duplo, ventral,que se estende por todo o comprimento do corpo, com um gânglio e pares de nervos laterais em cada segmento.
5. Reprodução a forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada. Um exemplo, são as minhocas que embora sejam animais hermafroditas, pode ou não ser necessário duas minhocas para a reprodução. Elas se unem de forma a ficarem os poros masculinos de uma encostados aos receptáculos sêmen|seminais de outra, possibilitando, assim, a fecundação dos óvulos pelos espermatozoides. Caso a reprodução seja assexuada, os óvulos e os espermatozoides da própria minhoca (o receptáculo seminal está sem espermatozoide caso a reprodução seja assexuada) são liberados e agregados ao muco liberado pelo clitelo. O indivíduo formado é geneticamente igual ao seu progenitor.
6. Habitat dos anelídeos pode ser a água dos mares e oceanos ou a água doce e a terra úmida

Nenhum comentário:

Postar um comentário