quinta-feira, 26 de julho de 2012

Artrópode



Os Artrópodes  são invertebrados que possuem um exoesqueleto rígido, e vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com as classes.
Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos(crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes). Têm cerca de um milhão de espécies descritas, e estima-se que os representantes deste filo equivalem a cerca de 84% de todas as espécies de animais conhecidas pelo homem.  Possuem uma ampla gama de cores e formatos, e no que diz respeito ao tamanho, alguns vão desde as formas microscópicas, como no plâncton (com menos de 1/4 de milímetro), até crustáceos com mais de 3 metros de espessura. 


Sua existência é datada nos registros fósseis desde o período Cambriano (cerca de 542 a 488 milhões de anos atrás), onde criaturas como as Tribolistos eram encontradas em abundância nos oceanos. Algumas teorias sobre a origem deste filo sustentam que os ancestrais dos artrópodes podem ter sido os anelídeos (vermes de corpo segmentado em anéis) ou de algum outro ancestral em comum. 
Os artrópodes habitam praticamente todos o tipos de ambientes no planeta, sejam eles aquáticos ou terrestres. Mesmo nos lugares mais inóspitos e sob temperaturas baixíssimas, como nas geleiras da Antártida, é possível encontrar a presença dos artrópodes.  Alguns dentre a classe dos insetos, representam os únicos invertebrados que possuem a capacidade de voar. Também se encontram alguns que são parasitas e outros que apresentam características simbióticas. Muitos destes animais estão diretamente ligados ao homem, seja por serem utilizados como alimento, como também por causarem prejuízos na saúde e na agricultura.

Annelidea = anelídios

São vermes segmentados  com o corpo formado por "anéis" pertencentes ao filo Annelida como as minhocas, poliquetas e sanguessugas. Existem mais de 200.000espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos de menos de um milímetro até mais de 5 metros.
Características
1. Apresentam metamerização: corpo constituído por anéis 
2. Possuem cerdas: pêlos rígidos que servem para locomoção e em alguns casos serve para respiração ( especie de branquias ) 
 Poucas cerdas: obliqueta> minhoca
 Muitas cerdas:  poliqueta> minhoca marinha
 Sem cerdas:     hurudineos> sangue-suga 
3. Respiração> respira pela pele> oxigênio é transportado para as células pelo sangue e é misturado com a hemoglobina. 
4. Sistema nervoso com 2 glânglios cerebrais  e um cordão nervoso maciço, duplo, ventral,que se estende por todo o comprimento do corpo, com um gânglio e pares de nervos laterais em cada segmento.
5. Reprodução a forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada. Um exemplo, são as minhocas que embora sejam animais hermafroditas, pode ou não ser necessário duas minhocas para a reprodução. Elas se unem de forma a ficarem os poros masculinos de uma encostados aos receptáculos sêmen|seminais de outra, possibilitando, assim, a fecundação dos óvulos pelos espermatozoides. Caso a reprodução seja assexuada, os óvulos e os espermatozoides da própria minhoca (o receptáculo seminal está sem espermatozoide caso a reprodução seja assexuada) são liberados e agregados ao muco liberado pelo clitelo. O indivíduo formado é geneticamente igual ao seu progenitor.
6. Habitat dos anelídeos pode ser a água dos mares e oceanos ou a água doce e a terra úmida